domingo, 16 de abril de 2017

PLANO DE ENSINO NUTRIÇÃO 2017.1


PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:Genética e Embriologia
Curso:NUTRIÇÃO
Bloco:
Carga Horária: 60 horas
Dias Letivos: 21
Professor: Dr. Luis Carlos F. Carvalho
Período Letivo:2017/1
II. EMENTA
Estudo da reprodução e hereditariedade; O material genético, constituição dos cromossomos, ação gênica e análise do DNA. Estudo do cariótipo humano normal e das aberrações cromossômicas. Genética e câncer. Padrões de herança clássicos e não clássicos. Determinação e diferenciação do sexo. Os genes nas populações. Embriologia geral: Introdução à Embriologia, fecundação, implantação, gastrulação, neurulação, dobramentos e fechamento do corpo do embrião, anexos fetais, período fetal e malformações congênitas.  Princípios de teratogênese e mutagênese e suas repercussões no desenvolvimento dos sistemas orgânicos. Análise da relação entre fatores genéticos e o desenvolvimento embrionário. 
III. OBJETIVO GERAL
Aplicar conceitos de Genética humana, compreender os conceitos fundamentais para resolução de problemas relacionados com diagnósticos e padrões de herança, relacionando também conhecimentos do desenvolvimento embrionário humano com ênfase ao estudo nas áreas da saúde..
IV. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO DO CURSO
Ao concluir a disciplina o aluno deverá ter a competência de conhecer os conceitos básicos da genética e embriologia. Em relação as habilidades os alunos deverão:
1-Conceituar informações e conceitos básicos da hereditariedade.
2-Discutir sobre a expressão do material genético na constituição cromossômica.
3-Identificar a relação entre os alelos quanto à dominância completa, ausência de dominância, genes letais, codominância e alelos múltiplos e relacioná-los à transmissão e manifestação de características dos seres vivos.
4-Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características ligadas ou relacionadas ao sexo (herança holândrica, limitada ao sexo e influenciada pelo sexo).
5-Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características dos seres vivos condicionadas pela interação entre alelos de um mesmo gene e entre genes diferentes: epistasia, pleiotropia e herança poligênica.
6-Diferenciar os grupos sanguíneos do sistema ABO e do Rh, o comportamento de cada tipo nas transfusões de sangue e as reações de aglutinação das incompatibilidades sanguíneas.
7-Caracterizar as alterações cromossômicas numéricas e estruturais.
8-Compreender as diferenças fisiológicas do aparelho reprodutor masculino e feminino, com ênfase no ciclo menstrual.
9-Compreender as etapas do desenvolvimento humano, com ênfase na formação, implantação do embrião, gástrula e organogênese.
10- Correlacionar o desenvolvimento do embrião com os fatores que interferem no desenvolvimento normal.
V. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

INTRODUÇÃO À GENÉTICA

UNIDADE 1 - BASES GENÉTICAS E CITOLÓGICAS DAHEREDITARIEDADE
1.1DNA: Tipos e Funções.
1.2RNA: Tipos e Funções.
1.3 - Farmacogenética;
1.4 - Bioética na Genética;
UNIDADE 2 - GENÉTICA MENDELIANA
2.1- Tipos de herança: Herança autossômica; e Herança ligada ao sexo; Interação gênica, letalidade e pleiotropia; Cromossomos sexuais; Herança citoplasmática.
2.2 - Critérios para o reconhecimento dos diferentes tipos de herança.
UNIDADE 3 - IMUNOGENÉTICA
3.1 - Grupos sanguíneos: Alelos Múltiplos sistema Rh.
3.2 - Antígeno e anticorpo.
BASES CROMOSSÔMICAS DA HEREDITARIEDADE E ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS (Continuação)
4.1 - Alterações cromossômicas: Numéricas e Estruturais.
4.2 - Causas das alterações cromossômicas.
4.3 - Cromossomos sexuais e suas anormalidades.
UNIDADE 5 - Transgênicos.
UNIDADE 6 - Reprodução humana
7.1- Generalidades sobre o aparelho reprodutivo masculino e feminino
7.2- Ciclo reprodutivo
7.3- Fertilização
7.4 - Gametogênese: espermatogênese e ovocitogênese.
PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PRIMEIRA SEMANA):
. Fecundação;
. Clivagem do zigoto;
. Início da implantação (nidação).
TERCEIRA À OITAVA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO:
. Gastrulação; Neurulação; Dobramento do embrião; Derivados das camadas germinativas.
NONA À TRIGÉSIMA OITAVA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: Principais eventos do período fetal; Fatores que influenciam o crescimento fetal.
As malformações, os agentes teratogênicos e suas repercussões no desenvolvimento dos sistemas orgânicos.

VI. METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM
Serão utilizadas as seguintes estratégias de ensino:
·         Aulas expositivas e dialogadas, onde se estimulará a leitura prévia do tópico.
·         Debates e discussões em grupo, com construção de conceitos a partir de exemplos oferecidos e situações que os alunos experimentaram ou conheceram.
·         Atividades em grupos e individuais: seminários, fichamento, relatórios.
·         Aulas teórico-práticas com apresentação de casos clínicos, onde o aluno desenvolverá a capacidade de observação.
VII. RECURSOS DIDÁTICOS
·         Aulas expositivas no quadro;
·         Aulas expositivas com data-show;
·         Textos e multimídia.

VIII. PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de um processo contínuo que levará em conta a participação dos alunos em sala de aula, a responsabilidade no cumprimento das tarefas solicitadas, bem como aplicação de provas escritas com questões objetivas e subjetivas que abrangem o conteúdo programático ministrados em aulas teóricas e práticas. Para atribuição de notas serão utilizados fichamentos de textos, trabalhos individuais ou em grupo.
Para atribuição de notas serão utilizados fichamentos de textos, trabalhos individuais ou em grupo.
1º Bimestre: Avaliação Teórica (50%) +Avaliação Prática (30%) + Participação (20%);
2º Bimestre: Avaliação Teórica (50%) + Avaliação Prática (30%) + Participação (20%);
NOTA = Valor atribuído x fator de correção
A participação será mensurada pela presença e participação das atividades propostas, tais como relatórios, apresentação de casos clínicos, seminários, etc.
Toda atividade avaliativa será quantificada de 0 a 10, sendo a nota o resultado do produto do valor atribuído pelo fator de correção ( 0,5 para avaliação teórica; 0,3 para avaliação prática e 0,2 para participação);

Observação: Durante a avaliação teórica o aluno que se ausentar da sala por qualquer motivo, inclusive ir ao banheiro, terá sua prova substituída por outra ao retornar, garantindo-lhe as questões já realizadas antes de sair da sala.
Os critérios de avaliação estão em conformidade com o Regimento Interno da FEBAC
IX. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 
BORGES-OSORIO, Maria R.; ROBINSON, Wanyce M. Genética Humana. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
MOORE, K.L; PERSAUD, T.V.N. Embriologia básica. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.  
X. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GRIFFITHS A.J.F; et al. Introdução à Genética . 10 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2013.
JUNQUEIRA, L.C. U. ; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
LEWIS, R. Genética Humana: Conceitos e Aplicações. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.   
PASSARGE, E. Genética: texto e atlas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
VOGEL, F. Genética Humana: problemas e abordagens. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 
Professor:

Realizado: 15/Janeiro/2017
Aprovado pelo Colegiado de Curso

Em: _____ /_____/2017


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